mesoeconomia

O estudo da Economia pode ser feito com base em várias perspetivas de análise, de acordo com o sujeito preferencial desse mesmo estudo. Deve, no entanto, realçar-se que essas perspetivas não são alternativas ou mutuamente exclusivas, mas antes complementares, na medida em que se concentram em objetos diferentes.
Neste contexto podem ser identificadas três disciplinas fundamentais em termos de estudo da Economia: Microeconomia, Macroeconomia e Mesoeconomia.
A Microeconomia assume uma abordagem da análise económica baseada no estudo de unidades individuais, como a empresa, o consumidor, o produtor, etc. Nesse contexto, são alvo da análise microeconómica os fenómenos ligados a esses sujeitos individuais, como sejam a produção, o consumo, a poupança, o investimento, etc. Por seu turno, a abordagem da Macroeconomia baseia-se sobretudo no estudo de agregados ou valores globais (normalmente tendo como referência o país), encarando os fenómenos económicos de uma forma mais global e construindo modelos capazes de representar as relações entre os agregados que estuda. Assim, a Macroeconomia dedica-se ao estudo de grandezas como a produção nacional, o rendimento nacional, o investimento nacional, etc., bem como às ações que os influenciam, como seja a política económica implementada pelos estados, etc.
A Mesoeconomia propõe uma abordagem diferente das associadas à Micro e Macroeconomia. Com efeito, os defensores desta abordagem propõem um estudo que tem como sujeito fundamental a região, adotando assim um objeto intermédio entre a Micro e a Macroeconomia. O raciocínio de base para esta abordagem é a constatação de que os países são constituídos por regiões com diferenças sensíveis entre elas, pelo que se justifica a sua análise isolada. Assim, e tendo em conta a existência de diferentes níveis e necessidades em termos de desenvolvimento das regiões de um determinado país, a Mesoeconomia dedica-se ao estudo da forma como os indivíduos isoladamente (tal como visto pela Microeconomia) e as instituições de um determinado país (objeto da Macroeconomia) interagem no sentido do fomento do desenvolvimento a nível regional, sendo certo que tal situação se refletirá também no país como um todo e na forma como se insere na economia mundial. Em suma, a Mesoeconomia estuda todos os agentes sociais e as relações que entre eles se estabelecem à escala regional, num contexto de necessidade de desenvolvimento e equilíbrio regional dentro dos países e consequente melhoria da performance do país como um todo.

Como referenciar: mesoeconomia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 02:51:36]. Disponível na Internet: