Artigos de apoio

Mestre Boitaca
Arquiteto nascido no século XV que é uma das figuras de referência do estilo Manuelino. Provavelmente oriundo da França, Diogo de Boitaca foi agraciado com o título de «Mestre das Obras do Reino» pelo rei D. Manuel I.
Data de 1492 a primeira referência à sua atividade em Portugal. Nessa altura, estava em Setúbal, onde terá concebido a Igreja e Convento de Jesus. Chamado pelo monarca, foi para Lisboa, tendo presumivelmente sido o primeiro arquiteto do Mosteiro dos Jerónimos. Construiu a Sé da Guarda, renovou a Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, conferindo-lhe contornos manuelinos, e em 1510 partiu para o Norte de África, vindo a ser armado cavaleiro em Arzila.
Em 1516 trabalhou no Mosteiro da Batalha. Deixou aí bem vincado o seu traço, marcado por um repertório naturalista com abundância de alcachofras, cardos e frutos, para além das molduras torcidas e dos cabos de marinheiro talhados na pedra. Permaneceu na Batalha até 1528, data provável da sua morte.
Como referenciar: Mestre Boitaca in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-22 07:28:15]. Disponível na Internet: