Mestre José Vizinho

Nasceu em Viseu (o que pode justificar o seu apelido), ou Covilhã (onde se registou a existência de pessoas com este nome) no século XV, sendo os seus pais de origem semita. Não se conhece a data exata da sua morte.
Instruiu-se sob a orientação de Abraão Zacuto, tendo traduzido para latim uma obra do mestre, Almanach Perpetuum, relativa à navegação. Esteve no cativeiro com D. Fernando, de livre vontade, e em 1485 viajou até à Guiné para testar o astrolábio medindo a latitude, segundo a ordem de D. João II, de quem era astrólogo e médico. Aperfeiçoou o mesmo instrumento, o que muito auxiliou Vasco da Gama na sua viagem até à Índia.
D. João II tinha ao seu serviço um grupo de pessoas, com conhecimentos aprofundados de cosmografia, com as quais se aconselhava no respeitante às navegações. Mestre José Vizinho fazia parte deste Conselho, juntamente com D. Diogo Ortiz de Vilhegas e Mestre Rodrigo.
Os seus filhos foram Abraão (que mudou de nome para Afonso Mendes e era médico) e Ezra (segundo C. Roth), que tinha a mesma profissão do pai e foi para Veneza.
Como referenciar: Mestre José Vizinho in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 11:36:22]. Disponível na Internet: