método da centrifugação de gases

O método da centrifugação de gases consiste num processo posto pela primeira vez em prática pelo físico inglês Francis William Aston (1877-1945) para separar isótopos com massas diferentes, baseado no facto de que a força centrífuga depende da massa. A mistura de isótopos, no estado gasoso, é introduzida num cilindro que roda a alta velocidade. A zona situada ao longo do eixo do cilindro vai ficando enriquecida no isótopo mais leve, o qual é posteriormente recolhido através de um sistema especial de sucção. Com um conjunto destes cilindros colocados em série obtêm-se os isótopos com elevado grau de pureza.
Durante a Segunda Guerra Mundial tentou-se desenvolver, mas sem êxito, o processo da centrifugação de gases para a separação do isótopo de urânio U-235 ou U-238. Desde há relativamente pouco tempo retomaram-se os trabalhos no âmbito de um programa de desenvolvimento conjunto entre o Reino Unido, os Países Baixos e a Alemanha.

Como referenciar: método da centrifugação de gases in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-02 19:39:25]. Disponível na Internet: