metrologia

A metrologia consiste num ramo da técnica que se dedica à definição dos padrões de medida e da tecnologia de medição. A evolução da ciência fez com que os padrões universais de medida fossem substituídos por outros de maior rigor e fiabilidade. Os padrões de medida definem as unidades fundamentais de um fenómeno ou característica em particular e, portanto, o sistema de medida correspondente por exemplo, na XI Conferência Geral de Pesos e Medidas, realizada em Paris, em 1960, foi abolida a definição tradicional do metro (unidade de comprimento) baseada no metro-padrão internacional e adotado para essa definição como o comprimento de onda da radiação que o átomo de crípton (86 Kr) emite sob certas condições. Porém, esta definição foi substituída por uma nova em janeiro de 1984.
A metrologia dimensional é um ramo da metrologia que estuda e analisa a metodologia dos sistemas de medição de comprimento, compreendendo assim a determinação da distância mais curta entre dois pontos.
Como referenciar: metrologia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 19:43:23]. Disponível na Internet: