mica

Os silicatos são o grupo mais importante dos minerais constituintes das rochas. A pedra fundamental deste grupo é o agrupamento SiO4, originando uma estrutura muito estável, sendo a ligação entre o ião de silício e os oxigénios, habitualmente covalente. O SiO4 forma um tetraedro.
As micas são compostas por associações de cadeias duplas que levam à constituição duma folha-plano infinitamente grande. Um arranjo hexagonal na estrutura das folhas reflete-se na forma externa destas. A estrutura assim constituída designa-se de filossilicatos.
Nas micas, os catiões e a água acomodam-se entre as camadas dos tetraedros ligados. Apresentam clivagem muito fácil numa direção paralela às folhas e as pequenas lascas fendidas são flexíveis e elásticas. As lascas de mica são usadas como isoladores elétricos e como dielétrico em condensadores. A fórmula geral das micas é X2Y4-6Z8O20(OH,F)4, onde X representa K (potássio), Na (sódio), Ca (cálcio); Y representa Al (alumínio), Mg (magnésio), Fe (ferro), Li (lítio) e Z representa Si (silício), Al (alumínio).
Nas micas dioctaédricas para cada octaedro de iões OH (hidróxido) existem dois iões Al (alumínio). Nas micas trioctaédricas para cada octaedro de iões OH (hidróxido) existem três iões Mg (magnésio).
As três micas principais são a moscovite, a biotite e a lepidolite.
A moscovite, de composição química KAl2(AlSi3O10)(OH)2, cristaliza no sistema monoclínico, apresenta um brilho nacarado, vítreo ou sedoso, possui uma dureza entre 2 e 2,5 (escala de Mohs), uma densidade entre 2,76 a 2,88 e possui tonalidades claras de cor amarela, verde ou castanha. Emprega-se no fabrico de tintas e papéis de parede, como material isolante em aparelhos elétricos, como material anticombustível e como lubrificante.
A biotite, de composição química K(Mg,Fe)3(AlSi3O10)(OH)2, cristaliza no sistema monoclínico, apresenta um brilho vítreo, possui uma dureza entre 2,5 e 3 (escala de Mohs), uma densidade entre 2,8 a 3,2 e apresenta-se em cores negra, verde escura ou castanha.
A lepidolite, de composição química K(Li,Al)2-3(AlSi3O10)(O,OH,F)2, cristaliza também no sistema monoclínico, apresenta um brilho nacarado, possui dureza entre 2,5 a 4, densidade entre 2,8 a 2,9 e cor lilás ou branca acinzentada. É utilizada na produção de vidros resistentes ao calor.
Como referenciar: mica in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-05 10:31:33]. Disponível na Internet: