Michael Jordan

Basquetebolista norte-americano, nascido em 1963, é para muitos uma das maiores figuras da história da modalidade. Detentor de vários recordes, foi considerado o melhor jogador da NBA por cinco vezes. Como membro da equipa dos Chicago Bulls, venceu o campeonato profissional norte-americano em 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998, e foi dez vezes o melhor marcador. Para além disso, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984 e 1992.
Jordan nasceu em Brooklyn, em Nova Iorque, mas mudou-se, ainda muito novo, com a família para Wilmington, no Estado da Carolina do Norte. Quando estava no liceu, Jordan falhou a entrada para equipa de basquetebol da instituição, o que levou a querer melhorar a qualidade do seu jogo. A sua determinação e os treinos a que se sujeitou, com a ajuda do seu irmão levaram a uma grande melhoria a nível técnico e físico das suas aptidões para a modalidade. Depois de começar a jogar na equipa do liceu chamou atenção do treinador da equipa da Universidade da Carolina do Norte, para a qual, posteriormente, se candidatou e na qual foi aceite.
Em 1982, na final do campeonato universitário, Jordan destacou-se ao marcar, no último segundo, os dois pontos que dariam o título à sua equipa. Jogou mais dois anos na liga universitária antes de ingressar na NBA. Em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, foi o capitão da equipa americana que alcançou a medalha de ouro.
Ainda nesse ano, foi escolhido para jogar nos Chicago Bulls. Apesar da sua equipa ter sido eliminada na primeira ronda dos playoffs, Jordan foi o "rookie" do ano, ou seja, o melhor estreante do ano na NBA e disputou nessa época o All Star Game, jogo que reúne as principais estrelas das duas conferências que compõem a NBA.
A época de 1985/86 ficou marcada por uma lesão que o afastou por muito tempo da competição. Contudo, assim que voltou, nos jogos dos playoffs contra os Boston Celtics, marcou uma média de 43,7 pontos por jogo, para além de ter marcado 63 pontos num jogo, marca recorde para um jogo dos playoffs. Não obstante, o desempenho de Jordan não foi suficiente e os Bulls foram eliminados. Na época seguinte, tornou-se o segundo jogador a marcar mais de 5000 pontos numa só época. Em 1998, durante o All Star Game, Jordan venceu o concurso de afundanços, o que contribuiu para o tornar num jogador cada vez mais popular. Nesse mesmo ano, foi considerado o melhor defensor da liga e o jogador mais valioso da temporada.
Na época 89/90, Phil Jackson foi promovido a treinador principal dos Bulls e introduziu um modelo de jogo assente num triângulo ofensivo, o que permitiu que Michael Jordan se destacasse pelo seu talento a atacar.
A maturidade que Jordan alcançou, permitiu que este ajudasse os seus próprios colegas de equipa a desenvolverem o seu potencial. Estes fatores levaram a equipa ao título, obtido na final contra os La Lakers. Jordan foi considerado o jogador mais valioso da temporada, bem como o melhor jogador das finais dos playoffs. Nos dois anos seguintes, os Chicago repetiram os títulos tal como Jordan repetiu os prémios de jogador mais valioso. Em 1992, alcançou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, ao fazer parte da equipa americana apelidada de Dream Team.
Em 1993, Michael "Air" Jordan, como ficou conhecido, anunciou a sua retirada da NBA, por considerar que havia perdido o desejo de praticar basquetebol. Em 1994, assinou contrato para jogar baseball pelos Chicago White Sox. Contudo, nunca teve sucesso nesta modalidade e acabou por voltar ao basquetebol em 1995, novamente para jogar nos Bulls.
Em 1996/97, Jordan liderou aquela que foi considerada uma das melhores equipas de sempre da NBA, pois contava com nomes como Scottie Pippen, Toni Kukoc e Dennis Rodman, até à conquista do título. Jordan foi novamente considerado o jogador mais valioso da temporada e dos jogos da final. Seguiram-se mais dois títulos para esta equipa que dominou o basquetebol americano na década de 90 e que tinha em Jordan a sua maior estrela.
Em 1999, retirou-se novamente, mas regressou uma vez mais, em outubro de 2001, desta vez para jogar nos Washington Wizards, onde só não teve mais sucesso devido a uma lesão. Abandonou definitivamente a carreira em abril de 2003.
Michael Jordan é considerado, por muitos, o melhor basquetebolista de todos os tempos. A sua popularidade levou-o para além dos muitos títulos alcançados. Não só se tornou uma das pessoas mais conhecidas do mundo, como também se tornou um nome importante no que respeita à indústria desportiva. A Nike, por exemplo, lançou uma linha de produtos com a designação de Jordan, que ficou conhecida em todo o planeta. Participou, ainda, no filme Space Jam (1996), em que contracenou com personagens de animação.
Como referenciar: Porto Editora – Michael Jordan na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-22 10:04:17]. Disponível em