Mick Jagger

Cantor pop-rock e ator, Michael Philip Jagger nasceu a 26 de julho de 1943, em Dartford, Kent, Inglaterra. Fundou os Rolling Stones com Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts em 1962. Numa carreira de mais de 30 anos, o estilo vocal característico e a postura carismática em palco fizeram de Jagger um dos mais populares cantores da história da música rock.
Editou quatro álbuns a solo: She's The Boss (1985), que inclui os temas "Just Another Night", "Lucky In Love" e "Hard Woman"; Primitive Cool (1987), do qual foi extraído o single "Let's Work"; Wandering Spirit (1993), que inclui o single "Sweet Thing" e contou com as colaborações de Lenny Kravitz, Courtney Pine e Billy Preston, entre outros; e, finalmente, Goddess in the Doorway (2001), com a participação de Wyclef Jean dos Fugees, Bono dos U2, Lenny Kravitz e outros.
Surgiu ao lado de Tina Turner no concerto "Live Aid", em julho de 1985, evento destinado a angariar fundos para o combate à fome na Etiópia. Ainda no âmbito desta iniciativa, em 1985, juntou-se a David Bowie para uma versão do tema "Dancing In The Street" de Martha And The Vandellas. Como ator participou em Ned Kelly (1970), Performance (1970) e Freejack (1992).
Lançou "Ruthless People" (1987), tema principal da banda sonora do filme com o mesmo nome.
Casou-se duas vezes: em 1971, com Bianca de Macias, e em 1990, com a manequim profissional Jerry Hall.
Mick Jagger é indiscutivelmente uma das figuras mais carismáticas do panorama musical, embora nunca tenha atingido a solo a mesma notoriedade que lhe é reconhecida como vocalista dos míticos Rolling Stones. Todavia, a sua carreira a solo é pautada também por algum sucesso. Além disso, a nível individual já participou em diversas edições discográficas, sendo-lhe creditadas colaborações em discos de artistas como The Beatles, David Bowie, The Chieftains, Eric Clapton, Marianne Faithfull, George Harrison, BB King, Living Colour e Rod Stewart.
A sua ligação ao cinema mantém-se, tendo, mais recentemente, assumido o cargo de diretor executivo da banda sonora do filme Enigma (2001), composta por John Barry para a Royal Concertgebouw Orchestra. Participou como ator no filme The Man From Elysian Fields (2001), ao lado de Andy Garcia e Julianna Margulies.
Como referenciar: Mick Jagger in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 11:35:09]. Disponível na Internet: