microeletrónica

A microeletrónica consiste num ramo da eletrónica que tem como base um conjunto de técnicas que possibilitam integrar os componentes de um dispositivo eletrónico e o circuito que os liga dentro de um bloco de pequenas dimensões.
Os progressos neste campo têm acompanhado o desenvolvimento acelerado que se verifica nas técnicas digitais (computadores e telecomunicações) aplicadas à astronáutica e à automação dos processos industriais.
Numa primeira fase, em 1965, o grau de integração era pequeno (SSI, Small Scale Integration), até 16 componentes, com os quais era possível realizar circuitos biestáveis (flip-flop) sobre a pastilha de um circuito impresso. Progressivamente foi-se avançando até se chegar a graus de integração superiores (LSI, Large Scale Integration e VLSI, Very Large Scale Integration), os quais possibilitam a ligação de até 100 000 componentes dentro de uma pastilha (chip) de um circuito integrado, com os quais se podem realizar os blocos da unidade central de um microprocessador.
Como referenciar: microeletrónica in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-06 07:05:12]. Disponível na Internet: