Microsoft Corporation

Empresa fundada em 1975, por Bill Gates e Paul Allen.
O seu primeiro produto foi uma versão de Basic para um computador Altair. Em 1980, a IBM escolheu a Microsoft para fornecedora do sistema operativo do seu IBM PC.
A Microsoft chamou a este sistema operativo MS-Dos (Microsoft Disk Operating System). Este sistema dominou o mercado durante muitos anos , até ao aparecimento do Windows 3.0, em 1990, um sistema operativo com interface gráfica amigável ao utilizador e que suportava componentes multimédia. As versões posteriores do Windows, sendo de destacar em 1995 o lançamento do Windows 95, confirmaram a supremacia da Microsoft no campo dos sistemas operativos, para computadores pessoais.
A Microsoft foi surpreendida com a repentina explosão da Internet, na qual não apostava. Rapidamente reestruturou os seus produtos, que passaram a estar cada vez mais orientados para a Internet. Atualmente o seu browser Internet Explorer reúne uma grande quota de mercado, muito graças ao facto de ter passado a ser incorporado no sistema operativo, já desde o Windows 98.
Responsável por inúmeras soluções de destaque, quer a nível de hardware como de software, são de destacar, no portefólio da Microsoft ao longo dos anos, produtos tão diferentes como os sistemas operativos da família Windows, as linguagens de programação Visual C++ e Visual Basic, o conjunto de aplicações Office, que engloba aplicações como o Access, Word, Excel, Powerpoint e Outlook, ou ainda os serviços de mensagens e correio eletrónico MSN/Live Messenger e Hotmail, não esquecendo a atualmente célebre consola de jogos de vídeo Xbox.
A 30 de janeiro de 2007 a Microsoft lançou oficialmente o seu mais recente sistema operativo, o "Windows Vista" – este sistema veio suceder ao anterior "Windows XP", a versão que conseguiu a maior longevidade em termos de sistemas operativos da família Windows, uma vez que foi lançado em outubro de 2001 e só conheceu sucessor depois de cinco anos.
O Windows XP terá sido também aquele que alcançou maior sucesso, ultrapassando os 400 milhões de instalações em máquinas por todo o mundo.
Com o lançamento do novo Windows Vista surge também, e em simultâneo, o novo Microsoft Office 2007. Ambos foram desenvolvidos tendo um mente uma maior integração entre si, reforçando a acessibilidade, a estética, a facilidade de utilização e a integração com a Web e recursos online.

Como referenciar: Microsoft Corporation in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 02:54:38]. Disponível na Internet: