Milton Resnick

Pintor norte-americano nascido a 8 de janeiro de 1917, em Bratslav, na Ucrânia, tendo sido batizado com o nome de Rachmiel Resnick, embora lhe chamassem Milya. O artista, que entretanto se naturalizou norte-americano, suicidou-se a 12 de março de 2004.
Quando tinha cinco anos a sua família, de origem judia, fugiu da Ucrânia e imigrou para os Estados Unidos da América, passando a viver no bairro de Brooklyn, em Nova Iorque. Um professor começou a chamá-lo Milton, uma adaptação de Milya, e o futuro pintor manteve esse nome para sempre.
Incentivado por alguns professores, aos 16 anos foi estudar para a Escola de Artistas Americanos de Nova Iorque. Um ano mais tarde disse ao pai que queria ser pintor, mas este acabou por expulsá-lo de casa. Milton trabalhou então como ascensorista para poder pagar os estudos. Na escola arranjaram-lhe um pequeno atelier para trabalhar, o que ele fazia com o material que sobrava dos alunos do ensino noturno. Em 1938 mudou-se para um estúdio próprio, que estava situado junto do de Willem de Kooning, um pintor famoso de quem se tornou amigo.
Milton Resnick teve de interromper a sua carreira artística em 1940 devido à Segunda Guerra Mundial, tendo sido colocado na Europa onde serviu no Exército. Após o final da guerra ficou a viver durante três anos em Paris, na França, onde travou conhecimento com diversos pintores. Em 1948 regressou a Nova Iorque para frequentar uma escola de arte expressionista abstrata. Entretanto, alugou um estúdio junto dos de artistas consagrados como Jackson Pollock, Willem de Kooning e Franz Kline.
Milton Resnick impôs-se como expressionista abstrato nas décadas de 50 e 60. Considerado um pioneiro do expressionismo abstrato fez a sua primeira exposição individual em 1955, em Nova Iorque. Obras suas passaram a integrar as coleções do Museu Metropolitano de Nova Iorque, do Museu de Arte Moderna, da National Gallery, entre outros.
Resnick viveu até à sua morte numa antiga sinagoga abandonada que comprou em 1976, onde montou a sua casa e o seu atelier de pintura.
Como referenciar: Milton Resnick in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 01:37:20]. Disponível na Internet: