mini-golf

O mini-golf começou a assumir importância no início do século XX. Em quase tudo parecido com o golf, o mini-golf oferece aos seus praticantes o ambiente e os desafios do jogo original. O primeiro nome dado a esta modalidade era, precisamente, "Golf de Jardim", porque se jogava com um taco em relva verdadeira.
Nas décadas de 1920 e 30, a superfície foi mudada, passando a ser constituída por semente de algodão fortemente pressionada, o que tornava a tacada muito mais suave. Nesta altura, o mini-golf era apreciado, sobretudo, pelas celebridades e estrelas de cinema. Mais tarde, foi introduzida a areia para substituir a semente de algodão, que se pintava de verde para dar um aspeto de relva.
Os obstáculos eram engenhosos e continuaram a ser fonte de inspiração para novos percursos. Pneus velhos, rodas de carruagens, tubos, canos de esgotos, barris, bueiros, peças de carros, etc..
O gosto por este deporto generalizou-se e cresceu bastante o número de países inscritos na Federação Mundial de Mini-golf. Esta organização está a lutar pelo reconhecimento do mini-golf como uma modalidade olímpica, já a partir dos jogos de 2004.
Como referenciar: mini-golf in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 15:01:52]. Disponível na Internet: