MiniDisc

Lançado pela empresa Sony a 12 de janeiro de 1992, o MiniDisc (MD) é um disco compacto de tamanho reduzido destinado ao armazenamento de áudio digital.
Embora apenas um ano mais tarde, em 1993, tenha sido lançado o MD Data - um formato que podia ser utilizado para guardar todo o tipo de dados -, este nunca recebeu grande aceitação do público, pelo que os MiniDiscs acabaram por se tornar dedicados primeiramente à música.
Pode ser encontrado em dois formatos - apenas de leitura, que apenas permite a reprodução do conteúdo, ou gravável, que permite o armazenamento consecutivo de novos dados - sendo nesse aspeto equiparável aos CD-R (disco compacto gravável) e CD-RW (disco compacto regravável) comuns. Com espaço para 140 MB de dados e alojado num invólucro semelhante ao de uma disquete, com 68 mm de largura por 72 de altura e 5 de espessura, este tipo de disco tem uma dimensão bastante inferior à do disco compacto comum, com capacidade para 650 MB, mas permite armazenar os mesmos 74 minutos de áudio.
Para o conseguir, o MiniDisc recorre a um algoritmo de compressão psico-acústica dinâmico através de uma tecnologia criada pela Sony e designada de ATRAC - Adaptive Transform Acoustic Coding ou codificação acústica de conversão adaptável.
Durante a gravação e em tempo real, esta tecnologia tenta determinar as frequências de som inaudíveis para o ouvido humano, e elimina-as, tornando assim os ficheiros de áudio substancialmente menores.
O MiniDisc é vendido com capacidades que variam entre 60, 74 ou 80 minutos de áudio com qualidade de CD, mas desde 2000 a Sony tornou disponível a tecnologia MDLP - MiniDisc Long Play, um sistema que recorre a um codec chamado ATRAC3 para incorporar novos métodos de gravação, que permitem a gravação do dobro do tempo com uma boa qualidade de som (até 160 minutos num MiniDisc de 80 minutos), ou mesmo do quádruplo, com uma qualidade média (até 320 minutos num disco de 80).
Como referenciar: MiniDisc in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-01 05:22:37]. Disponível na Internet: