Minor White

Fotógrafo norte-americano, Minor White nasceu em 1908, em Minneapolis, nos Estados Unidos da América. O seu interesse pela fotografia começou quando ainda era jovem. Em 1933 concluiu um bacharelato em Botânica, na Universidade de Minnesota. Enquanto trabalhou num hotel em Portland, entrou no Oregon Camera Club, começando também a trabalhar como assistente de fotografia num estúdio durante o seu tempo livre. Mais tarde viria a trabalhar como fotógrafo criativo para a Work´s Progress Administration para a qual fotografou fachadas de edifícios em ferro e várias vistas de Oregon.
Entre 1940-41, foi diretor e professor de fotografia e participou na exposição "Image of Freedom", no Centro de Arte Moderna de Nova Iorque. A sua primeira exposição individual realizou-se um ano mais tarde no Museu de Arte de Portland.
De 1942 a 1945 esteve nos serviços de informação do exército dos Estados Unidos e como não podia fotografar regularmente, dedicou a maior parte do tempo à escrita de um livro sobre fotografia. Após o cumprimento do serviço militar, estudou e aprofundou conhecimentos sobre estética em Nova Iorque. Trabalhou como fotógrafo no Museu de Arte Moderna, onde conheceu Alfred Stieglitz, Edward Weston e Paul Strand.
Em 1946, lecionou na Faculdade de Fotografia da Universidade da Califórnia, onde Ansel Adams também se encontrava a dar aulas na área e com quem desenvolveu laços estreitos. Por esta altura, começou a fazer experiências de exibição de sequências fotográficas em paredes grandes.
Juntamente com Ansel Adams, Dorothea Lange, Barbara Morgan, entre outros, fundou a Aperture, uma revista publicada trimestralmente, da qual foi editor em 1952.
Entretanto foi responsável por várias exposições, lecionou Fotografia no Instituto de Tecnologia de Rochester, foi editor da Image Magazine e foi um dos membros fundadores da Sociedade da Educação Fotográfica.
Com Ansel Adams desenvolveu a zone system ("sistema de zonas"), um sistema que permite ao fotógrafo ter um controlo absoluto sobre a aparência da imagem. Em 1976 tornou-se consultor e editor da revista Parabola.
Morreu de ataque cardíaco em junho de 1976, em Boston.
Como referenciar: Minor White in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 19:03:59]. Disponível na Internet: