Minotauro

Monstro que nasceu de Parsífae, mulher de Minos, rei de Creta, e de um touro. Minotauro assolava tudo e só se alimentava de carne humana, motivo por que Minos o mandou encarcerar no labirinto de Creta.
Teseu foi um dos mancebos gregos aí enviados para dar prova da sua valentia e tentar aniquilar o monstro. Muitos perderam a vida e foram devorados por ele. Teseu, animado pela sua coragem e confiado em que sairia vitorioso da luta que ia travar, mas pensando que a saída do labirinto poderia ser embaraçosa e difícil, foi deixando cair, desde a entrada, um fio que se ia desenrolando do novelo que Ariadne, filha de Minos, lhe havia dado para esse efeito e, assim, encontrar facilmente o caminho do regresso. Da luta entre Teseu e o Minotauro resultou a vitória de Teseu e a morte do monstro.
O Minotauro é representado em figura robusta e musculosa, com metade do corpo de homem e metade de touro, ou então com corpo de homem e cabeça de touro.
Como referenciar: Minotauro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:17:29]. Disponível na Internet: