miragem

Uma miragem consiste num fenómeno ótico (ilusão ótica) devido à inclinação dos raios luminosos que atravessam camadas de ar com diferentes densidades, isto é, com gradientes de temperatura muito elevados.
Uma miragem pode ser classificada como miragem inferior e miragem superior.
Uma miragem inferior forma-se quando a superfície do solo está muitíssimo quente e o ar que se encontra próximo dele está muito mais quente que o ar acima.
Os raios luminosos provenientes do céu são extraordinariamente refletidos na zona mais perto do solo, apresentando este a aparência de uma piscina de água.
Um exemplo deste tipo de miragem é a areia do deserto, na qual os objetos apresentam uma imagem invertida, colocada abaixo do horizonte, como se refletissem na água.
Por sua vez, uma miragem superior forma-se quando o ar que se encontra próximo do solo se encontrar mais frio que o ar acima.
Os raios luminosos inclinam-se para baixo a partir do objeto na direção do observador, que por este motivo parece estar a flutuar no ar.
Existe uma miragem muito conhecida, que ocorre nas costas da Sicília, perto do estreito de Messina e que recebe a designação de "fata Morgana", nome relacionado com a lenda da fada Morgana.
Como referenciar: miragem in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-01 15:22:37]. Disponível na Internet: