Miroslav Klose

Futebolista internacional alemão, nasceu a 9 de junho de 1978, em Oppeln, na Polónia, sendo filho de um futebolista profissional e de uma andebolista internacional.
Aos nove anos, mudou-se para a Alemanha com os pais e pouco depois começou a dedicar-se ao futebol, alinhando nos escalões de formação do SG Blaubach-Diedlkopf, um clube dos arredores de Kaiserslautern. Klose, que optou pela posição de avançado, demorou a despontar como futebolista de topo, tendo passado alguns anos pelas competições amadoras. Nesta fase prévia da sua carreira, o máximo que conseguiu foi alinhar, em 1998/99, na terceira divisão alemã, em representação do FC Homburg. Aos 22 anos, foi contratado pelo FC Kaiserslautern, um dos mais conhecidos clubes alemães, mas para alinhar na equipa de amadores. Contudo, logo na época 2000/2001, teve a oportunidade de representar a equipa principal e a estreia ocorreu contra o Eintracht de Fankfurt. Em outubro de 2000, Klose marcou o seu primeiro golo na Bundesliga, a primeira divisão alemã, frente ao Werder Bremen. O avançado nascido na Polónia viria a apontar 44 golos ao serviço dos Kaiserslautern, antes de se transferir, em 2004, para o Werder Bremen, um dos mais poderosos clubes da Alemanha. Apesar de ter começado mal a temporada 2004/2005, Klose acabou por apontar 15 golos. Na época seguinte, marcou 25 golos em 26 jogos disputados e foi o melhor marcador da Bundesliga.
Em janeiro de 2001, o selecionador polaco, Jerzy Engel, tentou convencer Podolski a representar a seleção polaca, mas este recusou. Pouco tempo depois, em março desse ano, estreou-se na seleção alemã, num jogo de apuramento para o Mundial 2002. Klose marcou o golo da vitória da Alemanha num jogo disputado na Albânia contra a seleção local. Entretanto, conquistou a titularidade na seleção da Alemanha precisamente no Mundial 2002, disputado na Coreia do Sul e Japão. Klose foi o segundo melhor marcador da competição com cinco golos, atrás do brasileiro Ronaldo.
Em 2006, no Mundial da Alemanha, Klose foi o melhor marcador da competição, com cinco golos, contribuindo para a obtenção do terceiro lugar da sua seleção.
Como referenciar: Miroslav Klose in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 03:43:20]. Disponível na Internet: