modelo IS-LM
O modelo ou análise IS-LM é um instrumento muito utilizado na macroeconomia para analisar o comportamento global de uma economia e o efeito de eventuais ações ao nível da política monetária e fiscal nesse mesmo comportamento. A apresentação do modelo é feita normalmente num gráfico onde são relacionadas duas variáveis: taxa de juro, colocada no eixo vertical, e produto real, colocado no eixo horizontal.
A denominação IS-LM resulta do facto de o modelo combinar, normalmente em termos gráficos, duas curvas (curva IS e curva LM), cada uma delas representando a situação numa área fundamental da economia.
A curva IS retira a sua designação do facto de corresponder às diferentes combinações possíveis entre taxas de juro e níveis de produção para as quais o investimento planeado (designado por I) iguala a poupança planeada (designada por S). A curva IS assume a forma descendente da esquerda para a direita no âmbito da representação gráfica do modelo IS-LM, traduzindo o facto de com a diminuição das taxas de juro se verificar o aumento do investimento e, por consequência, do produto.
A curva LM é assim designada pelo facto de representar o conjunto de combinações entre taxas de juro e níveis de produto para as quais a procura de moeda (designada por L, pelo facto de estar associada à procura de liquidez) iguala a oferta de moeda (designada por M). A curva LM assume no gráfico do modelo IS-LM a forma crescente da esquerda para a direita pelo facto de o aumento do produto aumentar a procura de moeda (para a efetivação de transações), que, por sua vez, pressupondo uma oferta de moeda fixa, implica a necessidade de suportar maiores taxas de juro.
O ponto de equilíbrio do modelo IS-LM é o ponto de interseção entre as curvas IS e LM e representa uma situação em que os mercados de despesa e monetários se encontram em equilíbrio. Assim sendo, apenas nesse ponto de equilíbrio existe uma oferta monetária suficiente para que seja gerada uma taxa de juro que equilibre a poupança planeada e o investimento planeado.
O modelo IS-LM permite também a análise dos efeitos de políticas monetárias e fiscais na economia.
Assim, no caso de uma política monetária expansionista (de aumento da oferta de moeda), para a mesma taxa de juro verifica-se um excesso de oferta de moeda face à procura. Neste caso, torna-se necessário um aumento do produto que potencie a procura de moeda para transações. Logo, o equilíbrio no mercado monetário exige um nível de produto mais elevado para cada taxa de juro, pelo que a curva LM se desloca para a direita.
Por outro lado, alterações na política fiscal produzem efeito sobre a curva IS. Por exemplo, no caso de se verificar o aumento das despesas de consumo do Estado, o nível do produto nacional bruto vem também aumentado para as diferentes taxas de juro, pelo que nesse caso a curva IS se deslocaria para cima.
-
EstadoDo ponto de vista filosófico, a noção de Estado consiste na existência de um conjunto de instituiçõe...
-
rand da África do SulO rand é a moeda oficial da África do Sul e tem por símbolo R e por código ZAR. É divisível em 100 c
-
agentes económicosConsideram-se agentes económicos os sujeitos (ou grupos de sujeitos) de um qualquer país que intervê
-
alavanca financeiraO efeito de alavanca financeira de uma empresa é um conceito bastante utilizado a nível da gestão fi
-
agroturismoO agroturismo é uma modalidade de Turismo em Espaço Rural (TER), cujo sucesso decorre da acelerada d
-
Política Agrícola Comum (PAC)A Política Agrícola Comum (ou PAC) europeia foi criada em 1962, tendo como objetivos principais asse
-
Fundo Europeu de Orientação e Garantia Agrícola (FEOGA)Fundo estrutural da União Europeia, criado em 1962, com o objetivo de orientar e melhorar as condiçõ
-
Índice de Desenvolvimento Ajustado ao Género (IDG)Indicador, adotado desde 1995 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que avalia as
-
Alargamento da União EuropeiaA anteriormente designada Comunidade Económica Europeia (CEE), criada pelo Tratado de Roma em 1957,
-
agregados macroeconómicosGrandezas económicas que quantificam as operações que todos os agentes de uma economia efetuam duran