modulação

Em física, a modulação consiste num processo utilizado em telecomunicações para a transmissão eficaz de sinais de baixa frequência. O princípio da modulação baseia-se na associação ao sinal que contém a informação outro que lhe servirá de suporte (onda portadora). Para isso faz-se variar um dos parâmetros característicos desta última em função da frequência e amplitude do primeiro. O sinal de suporte é definido pela sua amplitude, frequência e fase e, consoante se atue sobre cada uma destas grandezas, assim se obtém a modulação de frequência ou a modulação de fase, operação que se realiza num andar chamado modulador.
A modulação de frequência é muito usada em radiodifusão, já que o sinal emitido nestas condições fica menos sujeito às perturbações provocadas pelo ruído e telefonia porque permite a transmissão simultânea, por uma só linha, de centenas ou milhares de conversações, graças à técnica conhecida por multiplexagem.
A modulação de amplitude utiliza-se ainda em radiofonia, estendendo-se, contudo, cada vez mais ao campo da transmissão da informação digitalizada.
Como referenciar: modulação in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 08:49:52]. Disponível na Internet: