moluscos

Os moluscos são um grande grupo de animais constituído por mais de 100 000 espécies diferentes. A grande maioria vive no mar, mas há muitos de água doce e alguns terrestres.
Todos os moluscos possuem corpo mole, não segmentado, simetria bilateral e são protegidos geralmente por uma concha calcária. Ao longo da evolução, algumas formas perderam a concha e outras reduziram-na e interiorizaram-na. Nos casos típicos, o corpo dos moluscos divide-se em quatro partes: cabeça, pé, massa ou saco visceral e manto. Em grande número de espécies, a língua é recoberta por uma placa denteada cartilagínea, denominada rádula. É uma característica exclusiva dos moluscos. Um molusco das profundidades oceânicas (Tonicella lineata), descoberto recentemente, assemelha-se, pela morfologia da concha, a uma classe de Moluscos com grande desenvolvimento na Era Paleozoica. Apresenta todas as características dos moluscos, inclusive, a rádula, mas o seu corpo é segmentado internamente como o dos anelídeos. Esta semelhança indica um longínquo parentesco entre os dois filos: moluscos e anelídeos. Admite-se que os dois filos tenham derivado de antepassados segmentados.
As três grandes classes de Moluscos são: gastrópodes (ex.: caracol), bivalves ou lamelibrânquios (ex.: amêijoa) e cefalópodes (ex.: polvo).
Como referenciar: moluscos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-05 11:03:47]. Disponível na Internet: