Mónaco (cidade)

Aspetos Geográficos
O Mónaco situa-se na costa mediterrânica, no Sudeste de França, a cerca de 20 km de Nice. Possui menos de 2 km2 de área. Encontra-se protegido pelos Alpes Marítimos, desfrutando de um clima mediterrânico com invernos muito suaves. A distinção entre cidade e país é praticamente impossível, confundindo-se as duas valências. Possui uma população de aproximadamente 32 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
O povoamento da área que corresponde à cidade remonta aos Fenícios, Gregos e Cartagineses. Fez parte do Império Romano e tornou-se uma possessão genovesa no século XII. No século XIII, a família Grimaldi conseguiu a soberania plena do território. Foi um protetorado espanhol entre 1542 e 1641, tendo sido anexado pela França durante a Revolução Francesa. Os Grimaldi voltaram ao poder em 1814 e, um ano depois, o principado tornou-se protetorado da Sardenha; no entanto, em 1861 voltaria para a proteção francesa. Em 1940, foi ocupado pela Itália e, três anos depois, pela Alemanha. O território foi de novo libertado em 1945 e manteve-se sob governo da dinastia Grimaldi. Em 1993, o Mónaco passou a fazer parte das Nações Unidas. O Palácio do Príncipe, situado na cidade velha fortificada, e a Catedral do Mónaco, onde se encontram os restos mortais de Grace Kelly, princesa do Mónaco falecida em 1982, são os seus monumentos mais importantes.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
O turismo é uma atividade nuclear da cidade. Possui um dos casinos mais importantes da Europa, onde existe um teatro - desenhado por um arquiteto francês no século XIX - que é também o espaço dedicado à ópera de Monte Carlo. O Museu Oceanográfico, fundado em 1910 e dirigido a dada altura por Jacques-Yves Cousteau, possui fama mundial. O Mónaco é também conhecido pelo seu mítico Grande Prémio de Fórmula 1, realizado num sumptuoso circuito citadino.
Economia
A sua principal atividade económica é o turismo - polo central da maior parte do emprego e dos negócios. É também importante a atividade bancária, o imobiliário e o comércio de marcas de luxo. As suas principais indústrias são a mecânica e a eletrónica. Possui ainda o grande atrativo de constituir um "paraíso fiscal", com isenções variadas a nível dos impostos.
Como referenciar: Porto Editora – Mónaco (cidade) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-06 02:40:34]. Disponível em