monóxido de azoto
O óxido de azoto, vulgarmente conhecido como monóxido de azoto ou ainda óxido nítrico, consiste numa gás incolor, cuja fórmula química é NO. Apresenta um ponto de fusão de -163,6 ºC e um ponto de ebulição de -151,8 ºC. É solúvel em água, etanol e éter. No estado líquido o monóxido de azoto é azul.
Forma-se em muitas reações envolvendo a redução de ácido nítrico, mas as reações mais convenientes para a preparação de óxido de azoto razoavelmente puro são as reações de nitrito de sódio, ácido sulfúrico e tanto iodeto de sódio como sulfato de ferro (II).
O monóxido de azoto reage prontamente com o oxigénio formando-se dióxido de azoto e com os halogéneos formando-se os haletos nitrosil. Oxida-se a ácido nítrico por agentes de oxidação fortes e é reduzido a óxido nitroso por agentes de redução.
A molécula possui um eletrão desemparelhado, o que explica o seu paramagnetismo e a cor azul no estado líquido. Este eletrão é relativamente fácil de remover formando-se o ião nitrosil (NO+), que é o ião presente em diversos compostos.
-
óxido nitrosoO óxido nitroso, também conhecido por óxido de diazoto, consiste numa gás incolor, de fórmula químic...
-
ácido nítricoO ácido nítrico é um ácido forte que se encontra na Natureza na forma de sais (nitratos) e apresenta...
-
dióxido de azotoO dióxido de azoto, cuja fórmula molecular é NO2, consiste, à temperatura normal, num líquido muito ...
-
ácido sulfúricoO ácido sulfúrico, também designado de vitríolo, é um oxácido de enxofre, de fórmula H2SO4. Este, é ...
-
fórmula químicaUma fórmula química consiste numa representação gráfica de uma espécie química por meio de símbolos ...
-
glândulas exócrinasAs glândulas exócrinas são muito mais numerosas que as glândulas endócrinas e muitos dos seus produt
-
poro excretorPequeno orifício numa superfície lisa, correspondente, por exemplo, à abertura de uma glândula sudor
-
explosivoUm explosivo consiste numa substância ou mistura de substâncias que, devido ao oxigénio que contém,
-
explosiva (geologia)Designação da atividade vulcânica em que as lavas são muito viscosas, acumulam-se na cratera e dific
-
forças exógenasDesignação das forças que atuam na superfície terrestre, mas cuja origem é exterior à Terra, e que s