monóxido de carbono

O monóxido de carbono, também designado por óxido de carbono, consiste num gás venenoso, incolor, inodoro, de fórmula química CO. Este gás forma-se quando se realiza a combustão incompleta do carbono, do gás de cidade e do gás de gasogénio, encontrando-se também presente no grisu e nos gases de escape dos veículos automóveis. É um constituinte venenoso dos referidos gases devido ao facto de formar um composto estável com a hemoglobina do sangue, impedindo-a de transportar o oxigénio para os tecidos.
O monóxido de carbono possui um forte efeito redutor e, por este motivo, apresenta um papel importante na redução dos óxidos metálicos a metais (processos metalúrgicos), como, por exemplo, na extração do ferro nos altos-fornos. Utiliza-se também na síntese de hidrocarbonetos, álcoois, ácido fórmico e ácido cianídrico e como constituinte de combustíveis baratos, como o gás de água. Arde em contacto com o ar com uma chama azul luminosa, formando o dióxido de carbono.
Como referenciar: monóxido de carbono in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-08 15:21:34]. Disponível na Internet: