montanhismo

O termo montanhismo é, segundo a União Internacional de Associações Alpinas (U.I.A.A.), designador de todas as atividades de marcha em condições de média montanha e tem um conjunto específico de regras éticas. Só há cerca de dois séculos é que a montanha começou a ser objeto de estudo de exploradores. Estes pretendiam desmistificar a imagem das montanhas que eram muitas vezes associadas a morada de monstros e criaturas hostis ao homem. Deste modo, podemos dizer que a relação de trabalho que era mantida com a montanha por pastores, agricultores e viajantes passou a ser uma relação de curiosidade e de tentativa de explicação de fenómenos até então desconhecidos. À medida que as montanhas se tornaram mais conhecidas e mais acessíveis começaram a ser percorridas por homens com as mais variadas motivações. Alguns pretendiam conquistar essas montanhas, procurando prestígio ou simplesmente o prazer do contacto com um ambiente austero mas, ao mesmo tempo, belo e grandioso.
Aqueles que procuravam subir as montanhas com neve e gelo, necessitando de um conjunto de técnicas e materiais, chamavam-se alpinistas, aqueles que pretendiam subir as mesmas montanhas escalando paredes de rocha chamavam-se escaladores. Até há pouco tempo, a escalada e o alpinismo eram entendidos como vertentes do Montanhismo, hoje em dia e tendo em atenção o grau de especificidade que estas vertentes atingiram, o montanhismo passou a designar apenas as atividades de marcha em condições de média montanha (até aos 2500 m) onde não são necessários os materiais e as técnicas utilizadas normalmente no alpinismo e na escalada. No entanto, na realização de um percurso de montanha poderá ser necessário o recurso a pequenas manobras de corda para ultrapassar pequenos obstáculos de rocha ou mesmo ultrapassar zonas de neve e gelo. O montanhismo tem um conjunto de regras éticas que têm como filosofia subjacente a contemplação, compreensão e proteção da natureza em geral e da montanha em particular.
Ser montanhista é ser possuidor de conhecimentos que permitam sobreviver na montanha, nomeadamente sobre: meteorologia; orientação, primeiros socorros, os perigos da montanha e como montar acampamentos ou bivaques.
Para que a prática desta atividade seja acima de tudo um prazer, é necessário também possuir uma boa condição física e os materiais mais adequados (botas, mochila, impermeável, saco cama, tenda, lanterna, mapas, bússola, etc).
Como referenciar: montanhismo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-19 08:23:01]. Disponível na Internet: