Montserrat Caballé

Cantora espanhola de ópera, nasceu a 12 de abril de 1933, em Barcelona, cidade onde faleceu a 6 de outubro de 2018. 

Nascida no seio de uma família de fracos recursos económicos, conseguiu, apesar das dificuldades financeiras e graças a uma bolsa, estudar durante doze anos num conservatório de música da sua cidade natal. Concluiu o conservatório com distinção e ganhou uma medalha de ouro.
Apesar do seu talento, teve dificuldades em se impor no panorama musical de Barcelona e decidiu emigrar. Assim, depois de estudar em Milão, Itália, Montserrat Caballé ingressou, em 1956, na Ópera de Basileia, na Suíça, fazendo a sua estreia em palco no ano seguinte ao interpretar Mimi da ópera La Bohème. Nos anos seguintes, participou em óperas como Tosca e Aida.

Depois de ter estado na ópera de Bremen, na Alemanha, em 1960 e 1961, regressou a Barcelona, onde prosseguiu a sua carreira, desta vez com grande êxito, nomeadamente após a interpretação de Arabella, de Strauss.

O primeiro grande êxito internacional de Montserrat Caballé surgiu a 20 de abril de 1965, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, quando substituiu, em cima da hora, a consagrada Marilyn Horne em Lucrécia Borgia. Caballé recebeu aplausos durante 25 minutos. Ainda nesse ano, atuou na Metropolitan Opera. O ano de 1972 ficou marcado pela estreia em duas salas míticas do mundo do espetáculo: o Scala, de Milão, e a Royal Opera House, em Londres.

Ao longo da sua carreira, interpretou mais de noventa personagens, desde a ópera barroca a peças de Verdi, Wagner, Puccini e Strauss. A cantora espanhola participou em mais de quatro mil espetáculos.

Em 1992, obteve um dos seus maiores êxitos discográficos, graças a uma experiência na música pop. Em dueto com o vocalista dos Queen, Freddie Mercury, gravou o tema Barcelona, o hino dos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Entre 1992 e 2002, Montserrat Caballé abandonou os palcos e o seu regresso, que aconteceu em Barcelona, ficou assinalado por uma ovação de mais de dez minutos.

Montserrat Caballé, que foi nomeada embaixadora da boa-vontade da UNESCO, criou uma fundação para ajudar crianças necessitadas da sua cidade natal.


Como referenciar: Montserrat Caballé in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 19:26:56]. Disponível na Internet: