Mosteiro de N. Sra. da Caridade

Fundado no ano de 1571, o Mosteiro de N. Sra. da Caridade da vila ribatejana do Sardoal é um edifício religioso simples, dentro do espírito de despojamento da comunidade franciscana que albergou até ao século XIX. A partir dessa altura, a parte conventual seria ocupada pelo hospital local.
Este mosteiro franciscano quinhentista da vila do Sardoal é uma construção harmoniosa e equilibrada, embora não ostente obras de arte muito significativas, o que se enquadrava no espírito ascético da Ordem de S. Francisco de Assis. Erguido no denominado Largo do Convento, as suas instalações monásticas foram convertidas em hospital, após a extinção da sua comunidade religiosa.
A sua igreja é a parte mais significativa, denotando ainda parte da sua volumetria quinhentista, apesar dos acrescentos e modificações efetuados em campanhas posteriores. Precedida de uma elegante galilé de três arcos simples, assentes em pilares retangulares, a fachada é dominada pela contenção decorativa. Sobre a galilé tripartida desenvolve-se um terraço. Ladeiam-na os dois corpos das instalações conventuais.
A frontaria é rasgada por janelão de linhas retas, sobre o qual está um pequeno nicho albergando uma escultura. Este é ladeado por dois medalhões quinhentistas onde se inscrevem bustos humanos. A empena da igreja é constituída por frontão triangular de linhas retas e curvas, com o topo truncado e coroado por uma cruz latina. Um pouco recuado, e disposta perpendicularmente à fachada, ergue-se um modesto campanário.
O interior da igreja é sóbrio, desenvolvendo-se numa só ampla nave e capela-mor. Da sua singela decoração, o destaque vai para os seus altares laterais e para o retábulo-mor em talha barroca dos séculos XVII-XVIII, introduzindo com o brilho do seu ouro uma nota de maior riqueza ao austero interior do templo.
Também do século XVIII é a sacristia da igreja, espaço que alberga o túmulo do primeiro Bispo da Baía, D. Gaspar de Noronha, além de mostrar interessantes arcazes em madeira e algumas pinturas.
A igreja do Mosteiro de N. Sra. da Caridade da vila do Sardoal foi classificada, juntamente com o seu recheio, de Imóvel de Interesse Público no ano de 1970.
Como referenciar: Mosteiro de N. Sra. da Caridade in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 06:32:11]. Disponível na Internet: