motor a jato

O motor a jato foi inventado em 1929 pelo piloto e inventor inglês Frank Whittle, que foi o primeiro a utilizar o motor a jato na propulsão de aeronaves.
Somente em 1941, quando se iniciou a Segunda Guerra Mundial, o Governo inglês mostrou-se interessado pela invenção de Whittle, sendo então construído secretamente o primeiro aeroplano a jato.
A primeira experiência foi realizada a 14 de maio de 1941. O aparelho, um gloster, subiu pilotado por Jerry Sayers, o famoso piloto de ensaios que perderia a vida num desastre de aviação. O aparelho voou durante quarenta minutos e os resultados estavam de acordo com o plano estabelecido a respeito do novo tipo de avião. Um motor a jato desloca um aeroplano devido à força de expansão dos gases expelidos por um tubo à retaguarda. Este utiliza o princípio de funcionamento da turbina. Em vez de provocar explosões isoladas de gases num cilindro, deslocando para cima e para baixo o êmbolo como nos motores de gasolina e nos motores Diesel, o combustível arde continuamente e a expansão dos gases impulsiona as pás duma turbina, fazendo-as girar. Em seguida, os gases são expulsos num jato por um tubo na retaguarda, atuando sobre o ar exterior.
A turbina está encaixada num compressor que aspira o ar necessário para a combustão. O orifício de entrada do ar encontra-se na parte da frente do aparelho.
Um motor a jato apresenta as vantagens de ser mais simples que um motor a gasolina, pode queimar um combustível mais barato e não necessita de velas nem de dispositivo de ignição e nem de hélices.
Com um motor a jato, um avião consegue atingir velocidades muito maiores e operar numa atmosfera muito mais rarefeita do que um aparelho movido por hélice.
O motor a jato deu origem a outro novo motor: a turbina a gás. Os gases, em vez de serem expelidos num jato, acionam a turbina, a qual, por sua vez, faz girar rodas, hélices de navios ou mesmo as hélices vulgares de um avião.
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