Mundial de Futebol 1998

Em 1998, de 10 de junho a 12 de julho, o campeonato mundial de futebol, evento organizado pela FIFA e que ocorre de 4 em 4 anos, realizou-se em França. Participaram 32 equipas e foi o país anfitrião que, pela primeira vez, ganhou este título, vencendo, na final, o Brasil por 3 - 0.

A seleção francesa, conhecida por Les Bleus (os Azuis), dirigida pelo técnico Aimé Jacquet, integrava nomes como Fabien Barthez, Laurent Blanc, Marcel Desailly, Thierry Henry, Zinedine Zidane e Emmanuel Petit. Foram aliás estes dois últimos jogadores que marcaram, no estádio de Saint-Dennis, os golos que conduziram a equipa à vitória, num encontro arbitrado pelo marroquino Saïd Belqola: Zidane, aos 27 e 47 minutos do primeiro tempo, e Petit, aos 47 minutos da segunda metade do jogo.

Neste campeonato, a equipa que mais surpreendeu foi a da Croácia que, para além de ter eliminado a Alemanha, obteve o terceiro lugar. Pertencia também a esta seleção aquele que foi considerado o melhor marcador desse Mundial, Davor Suker, com seis golos marcados.

Como referenciar: Porto Editora – Mundial de Futebol 1998 na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-30 23:45:44]. Disponível em