Musáceas

Família de plantas tropicais monocotiledóneas constituída por três géneros e cerca de 40 espécies. As plantas desta família são herbáceas, com pseudo-caules constituídos pelas bainhas das folhas dispostas em espiral.
As Musáceas (Musaceae) distribuem-se pelos trópicos.
As folhas das plantas desta família são grandes, alternas, geralmente inteiras, com nervação peninérvea. Lanceoladas ou oblongas, não têm estípulas ou lígulas, mas são constituídas por bainha, pecíolo e limbo. A inflorescência é terminal, tipo cacho, com as flores dispostas numa ou duas fiadas na axila de brácteas. As flores são hermafroditas ou unissexuais, irregulares. O perianto é, em geral, petaloide, com seis tépalas livres ou parcialmente unidas. O androceu é formado por seis estames e o gineceu apresenta três carpelos. O ovário é ínfero e trilocular, com um ou numerosos óvulos em cada lóculo.
O fruto é uma baga ou uma cápsula carnuda.
São géneros de Musáceas a Ensete, a Musa e a Musella. A espécie Musa acuminata, conhecida como bananeira, é importante pelos frutos e fibras que fornece.
Como referenciar: Musáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-27 00:01:59]. Disponível na Internet: