Mystic River

Drama norte-americano realizado em 2003 por Clint Eastwood e protagonizado por Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Marcia Gay Harden, Laurence Fishburne e Laura Linney. O argumento foi escrito por Brian Helgeland, adaptando o romance homónimo de Dennis Lehane.
A história centra-se na amizade entre três rapazes que crescem juntos num bairro de Boston - o título vem do rio Mystic que passa na cidade. Jimmy Markum (Sean Penn), Dave Boyle (Tim Robbins) e Sean Devine (Kevin Bacon) passam os dias na rua a jogar, como muitos outros rapazes da vizinhança. Até que um dia, que vai marcar e mudar para sempre as suas vidas, Dave é forçado a entrar num carro. 25 anos mais tarde, os três reencontram-se na sequência do assassínio da filha de Jimmy. Sean, tornado polícia, é o responsável por deslindar esse caso e, juntamente com o colega (Laurence Fishburne), tem debaixo de olho Jimmy, amargurado, cheio de raiva e desejoso de apanhar o assassino. Relacionado com o crime por diversas circunstâncias, Dave é obrigado a enfrentar os demónios do seu passado que não o abandonaram e que ameaçam destruir o seu casamento e toda a sua esperança no futuro. À medida que a investigação se adensa, revela-se uma intriga que versa os meandros da amizade, a importância da família e a inocência perdida demasiado cedo. O filme acaba por ser simultaneamente uma história de suspense sobre um misterioso crime e um estudo psicológico denso e emocionante sobre vidas que seguem caminhos diferentes, mas mantêm-se unidas por acontecimentos vividos em conjunto. A violência latente do filme atormenta as almas das personagens, mas elas não aprendem com isso e vivem sem forma de redenção. O trio de atores principais é notável na forma como encarnam seres marcados e angustiados com as suas dolorosas experiências e é esse núcleo que lhes confere a sua enorme força dramática.
Para além disso, o filme inclui ainda como espécie de subprograma um retrato perturbador sobre os efeitos da pedofilia na vida das suas vítimas, muito devido à excelente interpretação de Tim Robbins.
Competindo pela Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2003, Mystic River acabou por vencer dois Óscares: Melhor Ator Principal (Sean Penn) e Melhor Ator Secundário (Tim Robbins); tendo obtido mais quatro nomeações (Melhor Filme, Realizador, Argumento Adaptado e Atriz Secundária). Venceu também os Globos de Ouro de Melhor Ator Principal (Penn) e Secundário (Robbins) em filme dramático, tendo obtido mais três nomeações (Melhor Filme Dramático, Realizador e Argumento).
Como referenciar: Mystic River in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 02:38:22]. Disponível na Internet: