Artigos de apoio

Nação Portuguesa
Revista publicada entre 1914 e 1938 e dirigida, entre outros, por Alberto Monsaraz, António Sardinha e Manuel Múrias. A partir da 2.a série (1922), como propriedade da Sociedade Integralista Editora, e com a designação de "Revista de Cultura Nacionalista", assume-se como órgão do integralismo lusitano, defendendo as suas linhas mestras, nomeadamente a restauração de uma ordem monárquica e católica, estando, assim, ligada pelo seu programa a outras publicações contemporâneas, nomeadamente A Águia.

A capa da revista apresenta, no canto superior esquerdo, a imagem de uma águia, acompanhada da divisa "Pola lei e pola grei"; e, partir do terceiro número da 3.a série, a seguinte epígrafe de António Sardinha: "O nosso fim é salientar a urgência de condicionar toda a ação reconstructora por um labor constante de retificação mental". No artigo que inaugura a 3.a série, "Adiante, por sôbre os cadáveres!", António Sardinha inclui o problema português numa crise de ordem política e social europeia, que teve na sua origem o desenvolvimento do individualismo e do intelectualismo.

Nesse parapeito do abismo onde se encontra suspensa a Europa, só se apresentam, para o autor, duas soluções: ou rolar num caos primitivo e confuso, ou apelar para a restauração do governo por uma elite. Resultado aristocrático de uma "seleção positiva" (posto que "a seleção pretensamente igualitária da democracia só gerou o predomínio das cegas fôrças materiais."), essa elite encetaria uma "cruzada da salvação nacional" baseada na restauração da "ordem christã", pela qual "o homem, de quantidade errática e centrífuga, se transforme em parcela aditiva, em fecundo elemento ativo." (Nação Portuguesa, 3.a série, n.° 1).

Ao longo de mais de vinte anos de publicação, recebeu colaboração literária, doutrinária, filosófica e política de numerosos autores, como, por exemplo, Afonso Lopes Vieira, Alberto de Monsaraz, António Sardinha, Manuel Múrias, Feliciano Ramos, José Osório de Oliveira, Carlos Malheiro Dias, Castelo Branco Chaves, Fernando Pires de Lima, Augusto da Costa, Bettencourt Rodrigues, Cabral Moncada, Silva Rego, Caetano Beirão, Henrique Galvão, Fernando Campos, Hipólito Raposo, Pequito Rebelo, Marcello Caetano, Mussolini.
Como referenciar: Nação Portuguesa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-23 16:38:50]. Disponível na Internet: