Artigos de apoio

NAFTA (Acordo de Comércio Livre da América do Norte)
O Acordo de Comércio Livre da América do Norte (NAFTA, em inglês North American Free Trade Agreement) é um tratado de união regional que define uma zona de livre troca abrangendo 360 milhões de pessoas. É formado pelos Estados Unidos da América, pelo Canadá e pelo México. O acordo foi assinado pelos presidentes George Bush, Brian Mulroney e Carlos Salinas a 7 de outubro de 1992, no Texas.
O tratado entrou em vigor a 1 de janeiro de 1994. Prevê a liberalização de 65% das exportações industriais e agrícolas entre os três países num prazo de cinco anos, e a totalidade das trocas ao fim de quinze anos.
Para muitos especialistas em assuntos económicos, este tratado constitui uma resposta à criação da União Europeia. Quer tenha sido essa a intenção dos signatários quer não, a verdade é que o NAFTA reflete a tendência para o desenvolvimento de estruturas de comércio a nível de grandes regiões. É o que se verifica na América Latina com o MERCOSUL, por exemplo.
Existem planos para que, a prazo, o NAFTA seja alargado a todo o continente americano, desde o Alasca até à Terra do Fogo.
Como referenciar: NAFTA (Acordo de Comércio Livre da América do Norte) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-19 11:52:04]. Disponível na Internet: