Artigos de apoio

Nan Goldin
Fotógrafa norte-americana, nascida em 1953, em Washington, começou a fotografar com 18 anos de idade em Boston, onde passou grande parte da sua infância.
Marcada pelo suicídio da irmã, as suas primeiras fotografias constam de uma reportagem sobre os membros da sua família.
Em 1986 publicou o seu trabalho Ballads of Sexual Independence, uma espécie de crónica em que as principais personagens são os seus amigos, os seus pais e familiares. Em 1992 apresentou, sob a forma de diaporama, um conjunto de imagens suas recolhidas desde 1982. Estas imagens induzem a relação entre o espaço e o tempo e as pessoas fotografadas. Nesse trabalho, Goldin descreve a morte de uma grande amiga, o desaparecimento de familiares e o envelhecimento dos seus pais.
Na obra desta fotógrafa norte-americana é notória a influência da célebre Factory de Andy Warhol assim como a influência da Beat Generation americana. Nan Goldim renova todos os ícones tradicionais da cultura norte-americana, libertando-se dos seus tabus. Tornou-se num dos expoentes máximos da arte contemporânea.
Como referenciar: Nan Goldin in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-20 00:43:07]. Disponível na Internet: