Narbona

Cidade francesa do departement de Aude, no Sul de França, situada junto ao golfo de Lyon, com uma população de 45 843 habitantes, em 1990.
Conhecida sobretudo por ser uma importante região vinícola, pelo fabrico de vestuário, e pelas suas louças. Beneficia ainda de um comércio bastante ativo, facilitado pela sua proximidade ao mar. Em 118 a. C., denominada de Narbo Martius, foi a primeira colónia romana a ser fundada além-Alpes, tornando-se na mais importante cidade romana no Sul da Gália. Muitas ruínas romanas fazem ainda hoje parte do património histórico e arquitetónico desta cidade.
Narbonne foi ainda o principal porto francês até ao século XIV, comercializando sobretudo o vinho.
Outras referências importantes desta cidade são a Catedral de Saint-Just, cuja construção se iniciou em 1272, nunca chegando a ser acabada; e o antigo Palácio Episcopal, construção também do século XIII, onde atualmente funcionam as estruturas administrativas da cidade, o Museu de Arte e o Museu Arqueológico.
Como referenciar: Narbona in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 00:57:50]. Disponível na Internet: