NASA

Organismo criado pelo Governo dos Estados Unidos da América, a 1 de outubro de 1958, com o intuito de acabar com a dispersão de esforços e rivalidades entre os três ramos das Forças Armadas na exploração espacial.

Os objetivos fixados à NASA, iniciais de National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço), são: a realização de estudos científicos da atmosfera da Terra e do espaço cósmico; a conceção e o desenvolvimento de aviões e engenhos espaciais; a investigação dos meios adequados à manutenção da supremacia dos EUA nos domínios da Aeronáutica e da Astronáutica; o estudo da sua utilização para fins pacíficos; e a coordenação dos esforços dos organismos públicos, industriais e científicos nos domínios da Aeronáutica e da Astronáutica, com o objetivo de garantir a máxima eficácia da aplicação dos recursos nacionais e para evitar a duplicação das investigações.

A NASA tem também a seu cargo a colaboração dos EUA com outros países no âmbito da Aeronáutica e da exploração espacial. As suas atividades estendem-se ainda a alguns aspetos do desenvolvimento da utilização das energias renováveis, em particular no que respeita à biomassa, a células fotovoltaicas e a aerogeradores. Por outro lado, encontra-se associada ao desenvolvimento de novos sistemas propulsores para veículos automóveis.

Um dos êxitos históricos da NASA foi o projeto Apollo, que levou, em 1969, vários astronautas a pisar o solo da Lua. Com a chegada do programa Space Shuttle, a NASA foi frequentemente envolvida em atividades militares, apesar de na intenção original ser uma agência civil.

Em 1986 o vaivém Challenger sofreu um grande acidente, que ensombrou a organização ao explodir no ar segundos após a partida. Anos mais tarde, em 2003, outro vaivém, o Columbia, o mais antigo da NASA, foi alvo de acidente, tendo explodido no regresso à Terra, após uma viagem de 16 dias.
Como referenciar: Porto Editora – NASA na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-07-25 01:21:40]. Disponível em