nectário

Nectários são estruturas vegetais que segregam o néctar, um exsudado açucarado que atrai os insetos, aves e outros animais. Muitos nectários estão associados às flores e denominam-se nectários florais. O néctar contém entre 10 e 50 por cento de açúcar, especialmente sacarose, glucose e frutose, e aminoácidos. O néctar é geralmente exsudado através das paredes de células secretoras, mas também pode passar muito lentamente através dos estomas.
Os insetos e outros animais atraídos pelos nectários polinizam as plantas. Geralmente as plantas segregam, de cada vez, pequenas porções de néctar o que força os seres vivos a visitá-las várias vezes antes de terem uma refeição que os satisfaça. Desta maneira um único ser vivo pode polinizar dezenas ou centenas de plantas.
Os nectários que se encontram em porções vegetativas das plantas denominam-se nectários extraflorais. Estes nectários muitas vezes atraem animais que defendem a planta.
Plantas do género Costus, que possuem nectários extraflorais, atraem as formigas que se alimentam do néctar e estas, por sua vez, impedem o ataque de insetos comedores de folhas. Privadas das formigas, as plantas do género Costus são facilmente devastadas por larvas de insetos e só produzem cerca de um terço do número de sementes produzidas pelas plantas protegidas pelas formigas.
Como referenciar: nectário in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 03:56:09]. Disponível na Internet: