negação
A negação, também conhecida como denegação, é um mecanismo de defesa, apresentando-se como um processo inconsciente pelo qual são reprimidos os pensamentos e sentimentos que causam sofrimento. É a tentativa de não aceitar na consciência algum facto que perturba o ego.
Para Freud, a negação funciona a partir do trabalho da censura, que evita que surja ao consciente algo que se quer esquecer e que se pretende que permaneça nos domínios do inconsciente.
A notável capacidade de um sujeito lembrar-se incorretamente de factos é a forma de negação encontrada com maior frequência na prática de psicoterapia.
O paciente recorda-se de um acontecimento de forma vívida, mais tarde, pode lembrar-se do incidente de maneira diferente e, de súbito, dar-se conta de que a primeira versão era uma construção defensiva.
-
mecanismo de defesaMecanismos de defesa são um conjunto de processos defensivos psíquicos inconscientes que aliviam o e...
-
autoerotismoAutoerotismo é, numa perspetiva psicanalítica, a fase de amor próprio da sexualidade infantil, o est
-
autonomiaCapacidade que um indivíduo tem para determinar as suas próprias regras de conduta. Estas são result
-
autoestimaA autoestima é o resultado do valor que uma pessoa atribui aos elementos (afetivos e sociais) da rep
-
autoavaliaçãoTal como o nome indica, entende-se por autoavaliação o processo composto pelas técnicas que um sujei
-
autismoNo autismo, vive-se num mundo diferente, impenetrável e indiferente à realidade externa. A perturbaç
-
autodestruiçãoEntende-se por autodestruição o comportamento ou comportamentos negativos e destrutivos que um indiv
-
Síndrome de BalintA síndrome de Balint é descrita como a incapacidade de perceber visualmente mais de um ou dois estím
-
automutilaçãoA automutilação é o dano infligido por uma pessoa a alguma parte do seu corpo. O mais comum, e també
-
bode expiatórioA expressão bode expiatório tem a sua origem no ritual judeu do Livro dos Levíticos, em que Aarão ao