NES (Nintendo Entertainment System)

Apresentada inicialmente ao público americano em 1985, e lançada na Europa no ano seguinte, a Nintendo Entertainment System foi a primeira consola de jogos de vídeo a 8 bits, lançada pela multinacional japonesa Nintendo.
A versão europeia deste sistema vinha equipada com um microprocessador Ricoh de 8 bits a 1.66 MHz, e uma unidade de processamento de imagens, do mesmo fabricante, a 5.32 MHz.
A consola estava equipada com apenas 2 KB de memória RAM interna, que podia ser expandida pelos cartuchos de jogos, suportando até cerca de 48 KB de memória ROM. O modelo europeu, assim como o americano, contava com uma saída de som de cinco canais e duas saídas de vídeo alternativas, uma de vídeo composto e uma outra de RF (modulação de rádio frequência), que permitiam a ligação a um aparelho de televisão e a exibição de gráficos em resoluções de 256 por 240 píxeis.
Os jogos eram comercializados em cartuchos, que se inseriam na consola através de uma ranhura frontal, por vezes problemática devido ao desgaste que os contactos sofriam com as mudanças de cartucho.
O Nintendo Entertainment System original trazia de série dois comandos retangulares idênticos, cada um com quatro botões e um controlo em forma de cruz que permitia o movimento em quatro direções. Com o tempo foram desenvolvidos vários modelos diferentes, por vezes pensados para tipos de jogos específicos, como foi o caso da "NES Zapper", uma pistola que permitia ao jogador atingir elementos do cenário do jogo à distância.

Como referenciar: NES (Nintendo Entertainment System) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-23 17:13:45]. Disponível na Internet: