Netscape

A companhia Netscape Communications Corporation foi fundada em abril de 1994 por James H. Clark, fundador da Silicon Graphics Inc., e por Marc Andreessen, criador do NCSA Mosaic.
O Mosaic de Marc Andreessen foi lançado pelo National Center for Supercomputing Application (NCSA), um centro da Universidade do Ilinois onde se desenvolvem tecnologias para a Internet, e foi, oficialmente, o primeiro web browser.
O nome inicial da Netscape era Mosaic Communications Corporation, tendo sido alterado para Netscape Communications Corporation em 14 de novembro de 1994.
Ainda antes de mudar de nome, a companhia lançou, a 13 de outubro de 1994, a versão beta do Netscape Navigator. Este web browser foi disponibilizado no site da companhia e podia ser adquirido gratuitamente, através de download, por utilizadores individuais. Os utilizadores comerciais pagavam 99 cêntimos por utilizador.
A versão final deste popular web browser foi lançada em novembro do mesmo ano na Internet e também como freeware. Esta versão incluía funcionalidades de segurança tais como a encriptação e a autenticação em servidores e corria plataformas Microsoft Windows, Macintosh e X Windows.
No decorrer desse mês de novembro foi também inaugurado o Netsite Commerce Server que, combinado com o Netscape Navigator, oferecia aos utilizadores o acesso a serviços comerciais, publicações on-line, serviços financeiros e compras interativas.
A Netscape Communications Corporation tornou-se membro fundador do W3 Consortium em 25 de outubro de 1994.
Para além do web browser que a tornou célebre, a Netscape tem desenvolvido diversas aplicações e serviços como, por exemplo, o Netscape Network. Os utilizadores registados nesta rede têm acesso a diversos serviços como calendário, contas pessoais, chat, páginas web pessoais, Email, instant messenger, motores de busca, mapas, publicações on-line, serviços financeiros, rádio e muito mais.
No final da década de 90, mais precisamente no ano de 1998, a América Online Incorporated (AOL) adquiriu a Netscape Communications Corporation por um valor cifrado em 4,2 mil milhões de dólares.
Em 2003 a AOL decide pôr fim à renovação deste browser.
Como referenciar: Netscape in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-08 15:50:24]. Disponível na Internet: