neurónio

Célula especializada na receção, condução e transmissão do impulso nervoso, o neurónio é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso. Assegura a receção de estímulos internos e externos, assim como a resposta a esses mesmos estímulos.
O tecido nervoso é formado basicamente por uma associação de neurónios. O neurónio apresenta três zonas fundamentais, o corpo celular (pericário ou soma), onde se localiza o núcleo e a maior parte do citoplasma, as dendrites, prolongamentos citoplasmáticos curtos, por onde os estímulos são recebidos e encaminhados para o corpo celular, e o axónio, prolongamento citoplasmático longo, responsável pela transmissão dos impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
O conhecimento do neurónio deve-se aos trabalhos do espanhol Santiago Ramón y Cajal, Prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina em 1906, que estabeleceu a chamada teoria do neurónio. Esta demonstrou que os neurónios são células independentes, isto é, que as suas expansões, dendrites e axónios terminam em filamentos livres, constituindo, em consequência, verdadeiras unidades histológicas. As relações que se estabelecem entre as diferentes células nervosas são de simples contacto, mas não existe continuidade ou ligação entre elas. As conexões entre os neurónios, que carecem de continuidade, denominam-se sinapses. O estudo ao microscópio eletrónico permitiu verificar a existência de um interstício ou espaço sináptico de cerca de 200 angströms a separar dois neurónios contíguos. A passagem dos impulsos nervosos entre os neurónios ocorre devido à existência de mediadores químicos (acetilcolina e adrenalina).
Os neurónios podem estabelecer contacto uns com os outros, mas também com células pertencentes a diferentes tecidos, tais como as recetoras de sensações ou efectoras (musculares, glandulares, etc.). As relações entre os neurónios nas sinapses estabelecem-se sempre entre axónio e dendrites, ou entre axónio e corpo celular. Nunca se estabelecem entre corpos celulares, duas dendrites ou dois axónios.
Como referenciar: neurónio in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-19 17:15:12]. Disponível na Internet: