Newcastle United FC

Clube de futebol inglês, o Newcastle United Football Club foi fundado em 1892 como resultado da união de dois clubes rivais, o Newcastle East End e o Newcastle West End, quando este último entrou em grave crise financeira. O Newcastle East End, que havia sido formado em 1881 com o nome Stanley, mudou-se para a outra ponta da cidade de Newcastle, situada no sul de Inglaterra, aproveitando as instalações do clube com quem se tinha fundido. Assim, o novo Newcastle United passou a usar o campo de St. James Park, onde ainda hoje em dia está localizado o estádio do clube.
Nos primeiros anos do campeonato inglês, que começou a ser disputado na temporada 1888/1889, o Newcastle afirmou-se como uma das equipas mais importantes. Já na altura era conhecido por "magpies", alcunha que se manteve até à atualidade.
Na temporada 1904/1905, o Newcastle conquistou o seu primeiro campeonato, repetindo o feito em 1906/1907. Em 1908/1909 voltou a vencer o campeonato inglês e na temporada seguinte conquistou a Taça de Inglaterra.
Decorreram 14 anos até o Newcastle conquistar um novo título, tendo vencido a Taça de Inglaterra na temporada 1923/1924. Três anos depois, conquistou o campeonato, seguindo-se um novo triunfo na Taça em 1932.
Decorreram então perto de vinte anos até o Newcastle regressar à ribalta do futebol inglês. Entre 1951 e 1955 a equipa ganhou mais três taças de Inglaterra, tendo na altura ganho destaque o jogador Jackie Milburn na formação do sul.
Na temporada 1968/1969, o Newcastle United conquistou o seu maior feito a nível europeu ao vencer a Taça UEFA, uma das mais importantes provas de clubes da Europa. Na final, disputada em duas mãos, o Newcastle venceu em St. James Park o Ujpest Dozsa, da Hungria, por 3-0 e na visita ao terreno dos húngaros voltou a ganhar, deste vez por 3-2.
O Newcastle voltou então a entrar num período de declínio, embora na década de 80 tenha feito alguns bons campeonatos, numa altura em que contava na equipa com Kevin Keegan, um dos melhores jogadores de sempre do futebol inglês.
No início da década de 90 do século XX, o Newcastle United disputava a segunda divisão, mas um forte investimento feito no clube permitiu a contratação de Kevin Keegan como treinador.
Em 1992/1993 o clube ganhou a segunda divisão inglesa e subiu à já denominada Primeira Liga, onde rapidamente conquistou estatuto de candidato ao título. Atacantes como Andy Cole e Peter Beardsley fizeram do Newcastle uma equipa perigosa que terminou o campeonato em terceiro lugar, o melhor posto desde o triunfo de 1927.
Em 1995, treinado por Keegan, ficou em segundo lugar atrás do Manchester United, repetindo a façanha na temporada seguinte, desta feita treinado pelo escocês por Kenny Dalglish. Ainda na segunda metade da década de 90 o Newcastle, onde a grande estrela era o goleador Alan Shearer, conseguiu sempre classificar-se entre os primeiros da liga inglesa, sendo treinado sucessivamente pelo holandês Rudd Gullit, Bobby Robson (ex-técnico do Sporting e FC Porto) e pelo escocês Graeme Souness (ex-Benfica). Nas temporadas 2002/2003 e 2003/2004 alinhou no clube inglês o internacional português Hugo Viana, contratado ao Sporting.
Como referenciar: Porto Editora – Newcastle United FC na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-05 04:33:25]. Disponível em