Nicholas Evans

Escritor inglês nascido em 1950, em Bromsgrove, Worcestershire, desde a infância mostrou interesse pelas tradições norte-americanas, pela equitação e pelos livros de Jack London.
Na sua juventude, fez serviço humanitário voluntário no Volunteer Service Overseas, tendo sido colocado em África.
Nicholas Evans estudou Direito na Universidade de Oxford e durante os tempos de estudante descobriu o gosto pelo teatro. Mais tarde, resolveu dedicar-se ao jornalismo, tendo começado por trabalhar num jornal de Newcastle. Evoluiu na carreira e passou a grande repórter, tendo ido trabalhar para Londres, onde se especializou em escrever sobre a América e o Médio Oriente. Aos trinta anos mudou mais uma vez de profissão e passou a trabalhar como produtor de televisão, tendo ganhou diversos prémios pelos seus filmes e séries. Escreveu também argumentos de filmes, sendo de destacar Just Like a Woman, em 1992.
A viragem definitiva para a escrita aconteceu após uma conversa, durante um fim de semana no campo, com um homem que lhe contou a história de um cigano que falava aos ouvidos de cavalos para os acalmar. A partir desta ideia, Nicholas Evans, que passou seis semanas no Oeste americano a investigar, começou a escrever The Horse Whisperer, publicado em 1995. O romance foi um sucesso internacional e viria a ser adaptado ao cinema em 1998 pelo norte-americano Robert Redford, que realizou um filme com o mesmo nome e que em Portugal recebeu o título de O Encantador de Cavalos. Tal como o livro também o filme fez grande sucesso, tendo contado com a interpretação do próprio Robert Redford e de Kristin Scott Thomas e Scarlett Johansson. Na altura, a verba paga pelos direitos de transposição do romance a filme foram os mais altos de sempre relativamente a uma primeira obra.
Este êxito fez com que Nicholas Evans passasse a dedicar-se por inteiro à atividade de escritor. Após The Horse Whisperer, lançou The Loop e The Smoke Jumper.
Como referenciar: Nicholas Evans in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-13 20:41:00]. Disponível na Internet: