Nicholas Sparks

Escritor norte-americano, Nicholas Charles Sparks nasceu a 31 de dezembro de 1965, em Omaha, no estado do Nebraska. Filho de um estudante, que se viu na obrigação de trabalhar como barman para sustentar a família e prosseguir os seus estudos, Nicholas acompanhou a vida nómada dos seus pais.
Nicholas Sparks estudou em Fair Oaks, concluindo o ensino secundário em 1984, altura em que lhe foi atribuída uma bolsa de estudos pela Universidade de Notre Dame, onde se matriculou. Em 1985 sofreu uma grave lesão desportiva e, forçado a um longo período de convalescença, dedicou-se à escrita, completando um romance que nunca chegou a publicar.
Em 1988 conseguiu um diploma em Economia e Gestão com honras e louvores, e casou-se no ano seguinte, mudando-se para Sacramento. Aí escreveu o seu segundo romance, que também não publicou. Entre 1989 e 1992 teve vários empregos, entre os quais o de avaliador de imobiliário, empregado de mesa e vendedor de produtos dentários por telefone. Findo esse período partiu para a Carolina do Norte, onde trabalhou como delegado de propaganda médica. Pouco tempo depois, contava vinte e oito anos de idade, terminou o manuscrito de The Notebook (O Diário da Nossa Paixão), que foi publicado apenas em 1996. O romance relata a história dos avós da sua própria esposa, que adiaram o seu amor durante vários anos, prolongando-o, no entanto, até à velhice.
Seguiu-se Message In A Bottle (1998, As Palavras Que NuncaTe Direi), romance inspirado na história do pai do autor que, após um período de luto profundo pela morte da mulher, encontra um novo amor. Em 1999 publicou A Walk To Remember, romance que conta a história da sua irmã, que descobre o amor e, pouco tempo depois, tem de enfrentar a sentença de um diagnóstico de cancro.
Após a publicação de Rescue (2000, Corações em Silêncio) e A Bend In The Road (2001), Nicholas Sparks surgiu com Nights In Rodanthe (2001), obra que, contrariamente às anteriores, não se baseia em acontecimentos da sua realidade familiar. O romance descreve a relação amorosa entre uma mulher divorciada e um médico solteirão.
Explorando a essência do amor e do perigo, Sparks publicou duas obras em 2003: The Guardian (Laços que Perduram), romance cuja ação decorre em torno de Julie Barenson, uma jovem viúva que acaba por se dividir entre dois amores, e também The Wedding (A Alquimia do Amor).
Como referenciar: Nicholas Sparks in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-20 08:49:01]. Disponível na Internet: