Nick Cave

Músico australiano, Nicholas Edward Cave nasceu a 22 de setembro de 1957, em Warracknabeal, na Austrália. No liceu, formou a banda The Boys Next Door, com Mick Harvey, Tracy Pew, Phillip Calvert e Rowland S. Howard. Após algumas gravações sem grande sucesso, mudam o nome da banda para The Birthday Party e viajam para Londres. Tiveram um impacto enorme na cena rock britânica, com um som que continha emoções "duras", agudeza de espírito e a essencial obscuridade.
Os elementos da banda mudam-se para Berlim, onde acabam por se separar em 1983. Aqui, surgem os Nick Cave & The Bad Seeds, aproveitando alguns elementos da banda anterior e adicionando Blixa Bargeld.
A par da edição dos primeiros álbuns da banda, Nick Cave edita o seu primeiro livro - And the ass saw the angel (1989) - e colabora com Wim Wenders, criando o fundo musical para alguns dos seus filmes. Este foi um período com temas fortes que refletiam a sua poesia, a sua raiva e angústia, mas referindo sempre a beleza da alma e ao mesmo tempo com enormes referências bíblicas.
Em 1996 chega Murder Ballads, um álbum que lida com o tema da morte e que marca uma viragem na sua carreira, adotando um tom mais melódico, pondo de lado a raiva e a angústia. A música é mais melódica, harmoniosa e calma que a dos álbuns antecedentes, contudo, Cave nunca comprometeu o seu talento musical.
Mas Nick Cave não procura o reconhecimento público. Em 1996, quando foi nomeado para um "MTV Award", pediu para que retirassem o seu nome, pois não se considerava um cavalo de corrida, pois "sentia que era o seu dever proteger a sua musa das influências que possam danificar a sua frágil estrutura" (em carta à MTV). Cave permanece uma figura de culto na cena da música alternativa. A beleza da sua voz e composições tornaram-se referência obrigatória.
Como referenciar: Nick Cave in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 06:02:33]. Disponível na Internet: