Nicolau IV

Papa italiano, Jacopo de Ascoli era um frade franciscano (que encabeçou a Ordem à data da morte de São Boaventura, em 1274), filho de um clérigo e nascido a 30 de setembro de 1227 em Lisciano, perto de Ascoli. Cardeal de Palestrina – nomeado por Nicolau III - , foi o único que resistiu à peste e ao calor que mataram e afugentaram os restantes cardeais da cúria de Roma na altura da eleição do sucessor de Honório IV. Assim que os que tinham saído de Roma retornaram, foi escolhido este frade para ocupar o trono de São Pedro. O seu papado ocorreu de 22 de fevereiro de 1288 a 4 de abril de 1292.
Aliado de Carlos II de Anjou, tentou que este conseguisse recuperar o domínio sobre os territórios que pertenceram a Carlos de Anjou até à sua derrota pelo rei Pedro de Aragão, em 1282. Não o tendo conseguido, desenvolveu esforços para que os sublevados sicilianos não recebessem auxílio de Aragão. No dia 18 de junho de 1289 foi emitida uma bula, conhecida como Coelestis altitudo, onde se concedia aos cardeais o direito de auferir a metade dos rendimentos da cúria. Surgiram então duas opiniões contrastantes, sendo que uma defendia o Colégio Cardinalício como uma entidade que assumia as funções do papa durante a sede vacante e que durante o pontificado se limitava a aconselhar, e outra que concebia a cúria cardinalícia como um organismo com as mesmas prorrogativas e direitos que o pontífice romano e que exercia as funções deste último sempre que necessário e como um direito.
Ameaçada a Terra Santa, uma frota foi enviada pelo papa a São João de Acre, em socorro dos senhores cristãos, tendo contudo acabado por cair Jerusalém em poder dos muçulmanos a 18 de maio de 1291. Foram então diversos os incentivos à cruzada, entre os quais se destaca o Liber de recuperatione Terre Sanctae, do frade franciscano Fidenzio de Pádua, e o projeto estruturado de Ramón Lhull.
Paralelamente, a evangelização difundia-se por regiões como Bagdade e por Pequim.
Como referenciar: Nicolau IV in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 22:25:41]. Disponível na Internet: