Nina Simone

Cantora jazz norte-americana, de nome verdadeiro Eunice Waymon, nasceu a 21 de fevereiro de 1933, em Tyron, Carolina do Norte, e morreu a 21 de abril de 2003, após doença prolongada. Com formação musical desde criança, começou muito cedo a cantar e tocar piano na igreja local, ingressando, mais tarde, na Juilliard Music School de Nova Iorque. Em 1954, viria a largar os estudos e a enveredar por uma carreira profissional de cantora/pianista. Começou a trabalhar no Midtown Bar de Atlantic City, adotando o seu nome artístico como homenagem à atriz francesa Simone Signoret.
Em 1957, assinou um contrato com a editora Bethlehem Records, com a qual gravou uma série de singles, entre os quais os êxitos de 1959, "I Loves You Porgy", do original de George Gershwin, e "He Needs Me". Nesse mesmo ano, mudou-se para a editora Colpix, com a qual gravaria vários álbuns, entre os quais algumas bandas sonoras para os estúdios Columbia Pictures. Em 1961, editou uma versão do tema tradicional "The House of the Rising Sun", inspirando Bob Dyal e os The Animals a fazerem o mesmo uns anos mais tarde.
Em 1964, assinou com a Phillips e editou vários trabalhos importantes, com bastante êxito: "I Put a Spell on You", "Gin House Blues", "Forbidden Fruit" e "Don't Let Me Be Misunderstood", que viria a ser interpretado pelos The Animals. O seu sucesso continuou e acompanhou-a na mudança de editora para a RCA. "Ain't Got No - I Got Life" um tema retirado do musical "Hair", atingiu o segundo lugar da tabela de vendas inglesa, enquanto que a sua interpretação do temas dos Bee Gees "To Love Somebody" chegou a número cinco nos Estados Unidos.
O tema "Mississippi Goddam", com uma carga emocional muito forte, tratava da enraivecida reação da cantora à morte de quatro crianças após um ataque a uma escola no Alabama, em setembro de 1963.
À medida que o seu ativismo em causas políticas e sociais aumentava, as edições e posteriores vendas dos seus discos diminuíam. Acabou por abandonar o país e, depois de várias viagens, estabilizou em França, mais concretamente em Bouc-Bel-Air, onde deu continuidade à sua carreira.
Em 1987, voltou de novo às tabelas dos mais vendidos com o tema "My Baby Just Cares for Me", graças a um anúncio do famoso perfume Channel Nr.5.
Continuava a atuar em bares, e cada vez com maior intensidade, apesar da turbulência da vida privada, que incluía conflitos com a justiça. Ao mesmo tempo, Simone lutava pelos direitos dos seus temas já editados, luta entretanto vencida.
As suas atuações continuavam a encantar e a enraivecer simultaneamente, situação só aceite graças ao seu estatuto de diva da música - as suas interpretações eram compulsivas e únicas.
Como referenciar: Nina Simone in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-15 07:00:46]. Disponível na Internet: