Nintendo

Fundada a 23 de setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi na cidade de Quioto, Japão, a Nintendo começou como uma pequena empresa familiar, dedicada ao fabrico de cartas de jogo tipicamente japonesas, chamadas "Hanafuda".
Em 1959 a empresa obteve os direitos necessários para utilizar as personagens criadas pela americana Walt Disney, e conheceu o seu primeiro grande sucesso económico ao produzir cartas de jogo ornamentadas com aquelas figuras.
Assim, em 1963, alterou a designação comercial para Nintendo Company, Limited, que ainda mantém, e estendeu a sua produção a diversos jogos, para além das cartas.
A partir de 1977, e em cooperação com a congénere Mitsubishi Electric, a Nintendo começa a dedicar-se ao desenvolvimento de jogos de vídeo para o mercado doméstico, e, no ano seguinte, inicia a criação e comercialização de máquinas de jogo do tipo "arcade", para exploração comercial - aqui, o primeiro grande sucesso chegou em 1981 com o lançamento do jogo "Donkey Kong", que rapidamente se tornou o jogo mais vendido naquela altura.
Pelo meio, em 1980, ficou a primeira expansão, com a abertura de uma subsidiária nos Estados Unidos da América: a Nintendo of America, Inc..
Em 1983 a empresa entra decididamente no mercado das consolas de jogos de vídeo domésticas, com o lançamento do "Family Computer" no Japão; dois anos mais tarde, e após algumas alterações para o adaptar ao mercado ocidental, a Nintendo anuncia a estreia, nos Estados Unidos, de uma nova versão do "Family Computer": nasce o Nintendo Entertainment System (NES), uma consola de jogos a 8 bits que se tornou a mais popular de sempre até então, e valeu à empresa a venda de mais de 60 milhões de unidades em todo o mundo.
Desde então, a Nintendo tem-se mantido na vanguarda dos sistemas de jogos de vídeo domésticos, acompanhando a evolução técnica com a produção de consolas tão populares como a "Super Nintendo Entertainment System", "Nintendo 64", "Nintendo GameCube", ou a mais recente "Wii", lançada em dezembro de 2006.
Foi líder também no mercado das consolas portáteis, graças ao desenvolvimento de equipamentos como a série "Game Boy", que já vendeu mais de 188 milhões de unidades em todo o mundo.
Como referenciar: Nintendo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-21 03:42:21]. Disponível na Internet: