Nintendo 64

Foi o terceiro sistema da família de consolas de jogos de vídeo produzidas pela multinacional japonesa Nintendo.
Equipada com um processador a 64 bits, que lhe inspirou o nome, a consola teve o seu lançamento de estreia no Japão, a 23 de junho de 1996, e só mais tarde começou a ser comercializada na Europa, a partir do início de março de 1997.
Foi equipada com um processador a 93.75 MHz fabricado pela NEC, e um co-processador RCP, também a 64 bits e 62.5 MHz, que tomava a seu cargo os gráficos e grande parte do áudio. O sistema contava ainda com 4 MB de memória DRam, expansíveis até 8 MB por recurso a um cartucho "Expansion Pack", conseguia atingir resoluções gráficas na ordem dos 640 por 480 píxeis a 32 bits, e tinha capacidade áudio para até 100 canais.
Uma das características mais apelativas da Nintendo 64 residia nas quatro portas de comunicação, que permitiam ligar outros tantos controladores de jogo, tornando assim possível a disputa de jogos entre quatro jogadores em simultâneo.
Ao contrário dos então concorrentes Sega Saturn e Sony Playstation, a Nintendo 64 não recorria ao CD como meio de armazenamento para os seus jogos: ao invés, servia-se de cartuchos ROM, mais caros, mas simultaneamente mais robustos e mais difíceis de piratear.
Os jogos eram então limitados às possibilidades do cartucho, muito embora tenham sido lançados títulos em cartuchos de 16, 32 e até 64 MB.
Estas limitações, a par da dificuldade e despesas de fabrico quer do cartucho em si, quer do software para ele, levaram a que algumas das empresas responsáveis pelo desenvolvimento de vários jogos então populares optassem por progressivamente abandonar a Nintendo 64 como destinatário do seu software. Este facto, aliado ao preço significativamente mais alto dos jogos para este sistema, acabou por ditar a supremacia em termos de popularidade das consolas rivais fabricadas pela Sega e pela Sony sobre a Nintendo 64.

Como referenciar: Nintendo 64 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 15:18:21]. Disponível na Internet: