Nintendo DS

Consola de jogos de vídeo portátil, foi dada a conhecer ao público pela primeira vez nos Estados Unidos da América a 21 de novembro de 2004, tornando-se disponível na Europa a 11 de março do ano seguinte.
Desenvolvida pela multinacional japonesa Nintendo, a DS conta com dois ecrãs LCD policromáticos com 7,62 cm de diagonal, um dos quais (o inferior) é sensível ao toque - devido ao seu design tipo "concha" esta pode ser fechada por meio de um eixo central, deixando um ecrã sobre o outro e ocupando assim metade do espaço.
O ecrã sensível ao toque pode ser operado por meio de um utensílio semelhante a uma caneta (o "stylus"), incluído no equipamento, ou mesmo com o dedo, reconhecendo apenas um ponto no ecrã de cada vez. Ao nível de som, a consola está equipada com um microfone e altifalantes estéreo com capacidade para providenciar som surround virtual.
Alimentado por uma bateria recarregável de iões de lítio, o sistema possui dois processadores, um principal a 67 MHz e um co-processador a 33 MHz, com 4 MB de memória interna e 656 KB de memória vídeo.
O sistema recorre a cartões de memória com um formato específico, chamados "Game Card", para obter memória adicional, que pode ir até 1 Gb.
De acordo com a Nintendo, o hardware 3D que a DS incorpora é capaz de conseguir gráficos superiores aos do sistema Nintendo 64, muito embora tenha sido concebido para trabalhar em pleno num ecrã de cada vez.
Além dos jogos específicos para a Nintendo DS, a consola tem a capacidade de correr todos os títulos disponíveis para a Game Boy Advance, contando para tal com uma porta específica para a introdução dos cartuchos de jogo daquele equipamento.
A DS integra ainda capacidade Wi-Fi de série, que permite ao utilizador fazer downloads de atualizações ou demonstrações de jogos através do acesso à Internet, e ligar a outros equipamentos usufruindo assim da possibilidade de aceder a jogos "multi-jogador" em tempo real, ou de utilizar os programas de desenho ou conversação integrados na comunicação com outros utilizadores.
Como referenciar: Nintendo DS in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 01:11:14]. Disponível na Internet: