Nintendo GameCube

Sucessor direto do Nintendo 64, o GameCube foi lançado pela Nintendo na Europa a 3 de maio de 2002.
Sendo um dos sistemas de jogos de vídeo mais compactos e acessíveis da sua geração, o GameCube tem, como o nome indica, o formato de um cubo com uma pega para facilitar o transporte, e foi disponibilizado numa variedade de cores diferentes.
Ao nível de hardware, a consola foi equipada com um processador PowerPC "Gekko" da IBM, a 485 MHz, 40 MB de memória de sistema e 24 MB de memória principal, quatro portas de comunicação para ligar igual número de controladores de jogos, duas slots para cartões de memória, uma porta-série e uma paralela de alta velocidade, e saída analógica de áudio e vídeo, sendo capaz de reproduzir áudio de 64 canais. Os primeiros modelos possuíam ainda uma porta de saída de vídeo e áudio digital, mas a Nintendo optou por deixar de incluir esta saída nos modelos fabricados a partir de maio de 2004, alegando que menos de 1% dos utilizadores se serviam dela.
Utilizando um cabo específico disponibilizado pela marca, é possível ligar até quatro sistemas Game Boy Advance ou Game Boy Advance SP às portas dos controladores de jogo do GameCube permitindo assim ao utilizador jogar títulos de ambos os equipamentos ou, em alternativa, a vários jogadores competir em simultâneo num mesmo jogo.
Para desfrutar de jogos do tipo "multiplayer" ou "online", é ainda possível conectar as consolas GameCube à Internet ou entre si até um máximo de 8 aparelhos, através de uma ligação efetuada por um adaptador de rede disponibilizado como acessório opcional pela Nintendo, na forma de um modem ou um adaptador de banda larga.
O GameCube foi o primeiro sistema de jogos de vídeo produzido pela Nintendo a não recorrer ao uso de cartuchos para armazenar os jogos: para esta consola, a marca optou por desenvolver um formato de discos próprio, os "Nintendo GameCube Game Disc", semelhantes a um CD ou DVD comuns, mas com menos de 8 cm de diâmetro e perto de 1.5 GB de capacidade.
Usando um sistema de encriptação específico, o aparelho não conseguia reproduzir discos de outros formatos, nomeadamente DVD ou CD áudio.

Como referenciar: Nintendo GameCube in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 04:55:28]. Disponível na Internet: